Apresentação

A crise pandêmica da COVID deixou marcas em diversos registros no Brasil: além da perda irreparável de aproximadamente 696 mil vidas, cujo processo de assimilação e de luto se afigura como uma tarefa inevitável, também nos defrontamos, entre outros aspectos, com a luta diária contra o negacionismo sistemático da ciência e os efeitos de readequações de rotina. Sobre este último ponto, lamentamos a impossibilidade da realização de nosso Congresso em João Pessoa/Paraíba, planejado inicialmente para o ano de 2020, motivo pelo qual o VI Congresso de Retórica em Florianópolis se revela especial: será a oportunidade de retomarmos nossas interlocuções de forma presencial e, assim, partilharmos estudos e inquietações que nos motivaram nesses últimos anos.

Em mais de treze anos de atividade, a Sociedade Brasileira de Retórica vem consolidando a pesquisa na área, em interlocução com universidades e grupos de pesquisa em todo o nosso país, bem como com instituições internacionais, como a Asociación Latinoamericana de Retórica (ALR), a Organización Iberoamericana de Retórica (OIR) e a International Society for the History of Rhetoric (ISHR). Preocupações constantes em nossos encontros são a representação adequada das várias vertentes de pesquisa em retórica no Brasil e a divulgação do trabalho desenvolvido pelos nossos pesquisadores, considerando seus diferentes níveis de formação e experiência.

Além das inscrições de trabalhos nos tradicionais eixos temáticos ou linhas de pesquisa, que formam a base de conteúdos de nosso evento, adicionamos um tópico relativo às reflexões sobre o nosso passado recente, denominado “Retórica e pandemia”. Por fim, incentivamos àqueles que assim o desejarem, a refletir sobre o estatuto da Arte em relação à Retórica, expresso pelo tema abrangente e multidisciplinar: “A Arte Retórica e as outras Artes”, e que pode ser desenvolvido de acordo com o eixo temático que o participante julgar o mais apropriado (Por ex: Retórica e Música; Retórica, Arquitetura e Artes Visuais; Retórica e Artes Performáticas; Retórica e Política; Retórica e Literatura; Retórica e Estudos Clássicos; História da Retórica).

O tema “A Arte Retórica e as outras Artes” indica momentos importantes da constituição da área da Retórica, como a inclusão da Retórica e da Oratória por Platão, no dialogo Górgias (séc. IV a.C), demarcando (e criticando) o estatuto da Retórica em relação ao da Filosofia, fazendo-a uma prática de sofistas e retores, mais preocupados com a aparência e verossimilhança do que com a verdade, ou a sistematização desses termos na Retórica de Aristóteles (séc. IV a.C), em que aparece tanto na qualidade de capacidade (dunamis), quanto na de arte (technē), o que evidencia que a Retórica não deixa de suscitar desafios à compreensão. Desde a origem da Retórica – centrada no universo da oratória no domínio público – até a sua incorporação sistemática no campo das artes, da análise do discurso e da comunicação midiática, percebe-se a irrupção contínua de indagações sobre a passagem da palavra à imagem, ao som e às outras formas de percepção sensível. Propomos uma investigação sobre como a Retórica se diferencia e se aproxima de outros saberes técnicos/artísticos – um âmbito que inclui o universo das chamadas Belas Artes (música, literatura, arquitetura, escultura, pintura, dança, cinema), e outros saberes, como a política e a medicina (ao menos em sentido antigo). Seria a Retórica um mero suporte para a realização de atividades, ou caberia à Retórica um papel mais fundamental, com sua autonomia, ainda que em diálogo com essas áreas? Concebendo-se a Retórica de modo mais alargado e na interlocução com as outras Artes, pergunta-se: teriam a Arte Retórica e as outras Artes alguma relação estrutural, de modo que o esclarecimento daquela permitiria repensar estas últimas e, inversamente, poderia a investigação sobre as outras Artes clarificar o saber e a práxis da Retórica?

Além do ambiente acadêmico que o VI Congresso Brasileiro de Retórica proporcionará, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o evento será também a ocasião da assembleia que elegerá a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Retórica (gestão 2024-25).

Até breve!